quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

MATEUS 24:13 " Mas quem perseverar até o fim será salvo"

Mateus 24:13: "Mas quem perseverar até o fim este será salvo"

No mesmo capítulo em outros versículos, e voltando um pouco ao evangelho de Mateus, o Senhor Jesus disse:
Mateus 24:9-13
“Então sereis entregues a tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.”
Alguns poderão dizer que o Senhor fala aqui sobre os últimos dias. E eles estarão certos. Mas não estamos vivemos estes últimos dias agora? E para evitar abrir uma discussão escatológica aqui, ainda mais que este estudo não se trata deste assunto, mesmo que estes não fossem os últimos dias, isto faria com que esta última declaração tivesse menos validade hoje? Como Ele disse: “mas quem perseverar até o fim será salvo.” Exatamente da mesma forma que vimos anteriormente em Hebreus: “porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial; (Hebreus 3:14). A fé é uma corrida e para persegui-la precisamos ter perseverança. E aqueles que não perseverarem não apenas um pouco, não até a metade, mas até o final da corrida, serão salvos. Os outros, aqueles que se desviarem, que não perseverarem, não estarão lá. É por isto que o autor de Hebreus nos encoraja:
Hebreus 10:35-39
“Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.”
Nós precisamos ter perseverança, para depois que fizermos a vontade de Deus possamos receber o que foi prometido. E conforme 1 João nos diz:
1 João 2:25
“E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.”
A vida eterna é a promessa, a principal promessa. Mas para recebê-la precisamos permanecer nela até o final. Aqueles que abandonam a corrida, aqueles que não perseverarem, mas retrocederem, não receberão a promessa. E o escritor de Hebreus novamente nos encoraja assim:
Hebreus 12:1-2
“Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado a direita do trono de Deus.”
Nós precisamos correr a corrida e só há um modo de corrê-la: com perseverança, e olhando para Jesus, o fundador e aperfeiçoador da nossa fé. E correr com perseverança, ter os olhos fixos em Jesus e no que é prometido a nós, produziremos o fruto que nos marca como verdadeiros apóstolos de Cristo. O fruto produzido por aquelas pessoas da quarta categoria de solo descrita na parábola do semeador:
“Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.”
A palavra “perseverança” é traduzida do grego aqui da mesma forma que em Hebreus 10:36 e 12:1. Aqueles incluídos na quarta categoria, são aqueles que perseveraram, que permaneceram correndo para o Senhor, firmes na videira, e dão fruto com perseverança. Possamos todos nós estarmos nesta categoria, e permanecermos nela. e, se algum de nós não está, que possa se arrepender “corra com perseverança a carreira que nos está proposta.”
Tânia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário